terça-feira, 8 de dezembro de 2009


Ser humano é bicho complicado!

Por que o ser humano insiste em descontar suas raivas, mágoas, angustias, frustrações, decepções... enfim e afins, nas pessoas mais próximas? E o pior de tudo, é que na maioria dos casos, as pessoas que são alvos dessa explosão de injustiças, normalmente são aquelas que mais amamos. Outro dia ouvi uma coisa interessante sobre isso: "Nós só soltamos nossas feras, em cima daqueles que amamos, e sabemos (ou achamos) que vão nos compreender e perdoar. Observe se você desconta sua raiva, quando você está 'naqueles dias', em cima daquela pessoa chata, que você não suporta?!"

Essa constatação pra mim faz muito sentido, mas por que acontece assim? Não seria bem mais fácil tentar resolver nossos problemas, com a causa deles, no lugar de sair por aí, distribuindo patadas pra quem não tem nada a ver com isso? Ok. Eu sou réu confesso. Eu já fiz MUITO isso na minha vida (e quem nunca o fez, que atire a primeira pedra). Eu sei que na hora a gente não pensa. É como se um "ser estranho" tomasse conta de nós, e nós não tivessemos o controle "daquilo" que sai por aí descontando no outro as suas dores.

Eu também sei a culpa que se sente, quando "cai a ficha" e você vê a MERDA que você fez. Só que nem sempre, se tem coragem e humildade suficiente pra pedir perdão e reconhecer a própria ignorancia. Se por acaso você "acertou" na pessoa que realmente te ama, e ela perdoou as insanidades cometidas... PARABÉNS! Mas muito cuidado... feito com frequência, até esses também podem cansar.

Mas como controlar o "incontrolável"? Como resistir a descontar no "primeiro que aparecer" tudo aquilo que ele NÃO te causou? NÃO SEI! Não desvendei esse misterio ainda, mas se tem uma coisa que eu me dei conta, foi que a partir do momento em que compartilhamos os nossos medos/raivas/mágoas, antes deles se tornarem "fantasmas" que ficam nos rondando e nos "desequilibrando", essas "crises de patadas" tendem a diminuir cada vez mais. Externe seu sentimentos, desejos, medos, vontades, dúvidas, raivas, angustias, problemas, desilusões... Livre-se de tudo, antes que se transformem em monstros, em fantasmas, que estão sempre atordoando sem mostrar nenhuma solução plausível, trazendo apenas mais problemas.

Enfrente as situações, não as pessoas!
(Fica a dica)

Nenhum comentário: